PPPoE
PPPoE (sigla em inglês para Point-to-Point Protocol over Ethernet) é um protocolo de rede para encapsular quadros PPP dentro de quadros Ethernet. Ele surgiu em 1999, no contexto da explosão da DSL como a solução para tunelamento de pacotes sobre a conexão DSL para a rede IP dos ISPs e a partir daí para o resto da Internet. Um livro de redes de 2005 observou que "a maioria dos provedores DSL usam PPPoE, que fornece autenticação, criptografia e compressão. O uso típico do PPPoE envolve alavancar os recursos do PPP para autenticação do usuário com um nome de usuário e senha, predominantemente por meio do protocolo PAP e menos frequentemente pelo CHAP.
Uma vez que conexões PPP tradicionais são estabelecidas entre dois pontos fins sobre um enlace serial ou sobre um circuito virtual ATM que já foi estabelecido durante a discagem, todos os quadros PPP enviados sobre os fios possuem garantia de chegada no outro fim. Porém redes Ethernet são multi-acesso onde cada nó na rede pode acessar qualquer outro nó. Um quadro Ethernet contem o endereço de hardware do nó de destino (endereço MAC). Isto ajuda o quadro a alcançar o destino pretendido.
Portanto, antes de trocar pacotes de controle PPP para estabelecer a conexão sobre Ethernet, o endereço MAC de dois pontos fim devem conhecer um ao outro de forma que eles possam ser codificados nestes pacotes de controle. A etapa de Descoberta PPPoE faz exatamente isso. Além disso, ela também ajuda a estabelecer uma ID de Sessão que pode ser usada para posterior troca de pacotes.
Concentrador PPPoE
RADIUS, abreviação de R emote A uthentication D ial- I n U Ser S erviço, é um protocolo de rede cliente-servidor que é usado para gerenciar (autenticação, autorização e contabilidade) usuários que se conectam e usam serviços de rede. O servidor RADIUS é executado na camada de aplicativo e pode usar TCP ou UDP como transporte. Um monte de aplicativos de servidor RADIUS são encontrados hoje, mas entre esses usuários, o servidor RADIUS desenvolvido pela MikroTik é especialmente usado para fins de autenticação e autorização de usuários da MikroTik.Tipos de Autenticação
- PPPoE
- Hostpot
Scripts SQL completos
Consultas SQL ou procedimentos armazenados são usados para controlar quase qualquer aspecto do processamento de solicitações RADIUS, como autenticação, registro de status de autenticação, verificação ou adição de atributos.